Agência Nacional do Cinema
Translate traduzir ImprimirImprimir

CACI

A Conferência das Autoridades Cinematográficas Ibero-Americanas (CACI) é um organismo multilateral que foi criado a partir da assinatura do Convênio de Integração Cinematográfica Ibero-Americana em 1989. A CACI é o órgão político de decisão e debate das políticas culturais referentes à atividade audiovisual na Ibero-América.

O objetivo da CACI é o desenvolvimento da cinematografia dentro do espaço audiovisual dos países ibero-americanos e a integração por meio de uma participação equitativa desses países na atividade cinematográfica regional.


Em junho de 2011, durante a XX Reunião Ordinária da CACI, o diretor-presidente da ANCINE, Manoel Rangel, foi eleito o novo Secretário Executivo da Cinematografia Ibero-americana. Em novembro do mesmo ano, foi realizado o Seminário Internacional de Políticas Públicas de Financiamento do Audiovisual, no Rio de Janeiro. Clique aqui e acesse as apresentações.


Participam da CACI 20 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, Equador, Espanha, Honduras, Guatemala, México, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

 

Programas mantidos pela CACI:

Programa Ibermedia: fundo financeiro multilateral que estimula a cooperação técnica nas áreas de formação profissional, desenvolvimento de projetos e coproduções; tem por finalidade apoiar financeiramente projetos dos países que integram o programa em diferentes etapas: desenvolvimento de projetos, produção, distribuição, promoção e formação profissional.

 

Programa Ibermedia TV: voltado à difusão da produção audiovisual dos países-membro da CACI, por meio das redes públicas de televisão;

 

Programa DocTV LatinoAmérica: programa de fomento à produção e teledifusão de documentários latino-americanos, também, por meio das redes públicas de televisão;

 

Observatório Ibero-americano do Audiovisual: centro de informações estatísticas sobre o mercado cinematográfico e audiovisual dos países-membro, que contribui para o desenho das políticas públicas de fomento ao setor.

 

Formulário de busca

 

 
Ícone Webmail Webmail Ícone Mapa Mapa do site SEI
Agência Nacional do Cinema - Ministério da Cidadania - Governo Federal